Comissão Europeia adota as Normas Europeias de Relatório de Sustentabilidade

A Comissão adotou hoje as Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS) para utilização por todas as empresas sujeitas à Diretiva Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD). Trata-se de mais um passo em frente na transição para uma economia sustentável da EU.

Mairead McGuinness, Comissária responsável pelos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, declarou: «As normas que hoje adotamos são ambiciosas e constituem um instrumento importante subjacente à agenda financeira sustentável da EU. Eles encontram o equilíbrio certo entre limitar o ônus sobre as empresas que relatam e, ao mesmo tempo, permitir que as empresas mostrem os esforços que estão fazendo para cumprir a Agenda do Green Deal e, consequentemente, tenham acesso a financiamento sustentável.”

As normas abrangem toda a gama de questões ambientais, sociais e de governança, incluindo mudanças climáticas, biodiversidade e direitos humanos. Eles fornecem informações para que os investidores entendam o impacto na sustentabilidade das empresas em que investem. Têm igualmente em conta as discussões com o International Sustainability Standards Board (ISSB) e a Global Reporting Initiative (GRI), a fim de assegurar um elevado grau de interoperabilidade entre as normas da EU e mundiais e evitar a dupla comunicação desnecessária por parte das empresas.

Fonte: Comissão Europeia, 31 de julho de 2023