Certificação de Têxteis / Tecidos

A PGP Consult incluiu em seu processo a metodologia de atendimento aos clientes do ramo de têxteis / tecidos para que obtenham a Certificação de Qualidade, como forma de demonstrar ao mercado o seu compromisso com a Responsabilidade Social e a utilização das melhores práticas de Compliance na cadeia de fornecimento (fornecedores e subcontratados).

Para a obtenção desta qualificação não deixe de consultar que teremos a maior
satisfação em poder lhe prestar a consultoria e assessoria necessária.

DIFERENCIAIS DA PGP CONSULT

Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:
1. Mais de 20 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em sistemas de gestão e certificação de empresas (Indústria, Agronegócios e Serviços);
2. Mais de 150 clientes atendidos nos diferentes ramos da economia;
3. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
4. Integração total à filosofia e políticas empresariais;
5. Atendimento / consultoria e assessoria à distância para projetos contratados, sem ónus;
6. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a manutenção da certificação e melhoria do desempenho;
7. Utilização de consultores experientes, qualificados e com elevada formação técnico-cultural;
8. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;

Programa ABVTEX

Considerado um “divisor de águas” no combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de valor do varejo de moda, o Programa ABVTEX representa o esforço setorial das redes varejistas para a implantação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e subcontratados. Lançado em 2010, o Programa foi uma resposta da ABVTEX a favor do uso do trabalho digno na cadeia produtiva dos artigos de moda, e vem sendo aprimorado ao longo do tempo. A meta é tornar-se referência internacional nos próximos cinco anos.

Inicialmente restrito à cadeia de fornecimento das varejistas signatárias, que aderem voluntariamente ao Programa assumindo o compromisso de auditar e monitorar 100% de sua cadeia e somente adquirir produtos das empresas aprovadas nas auditorias, o Programa ABVTEX ampliou o seu caráter inclusivo. A versão atual do Regulamento contempla a condição de realizar auditoria sem ter vínculo com varejista e ser classificado como “Auditado”. Oferecendo a possibilidade a todos os interessados em passar por auditoria e se habilitarem a fornecer às redes varejistas.
O maior legado do Programa ABVTEX tem sido a união das empresas varejistas, que atuam num mercado altamente competitivo, em torno de uma causa comum: o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto à cadeia de fornecimento.

Selo de Qualidade ABRAVEST

Buscando a diferenciação competitiva para as empresas do segmento têxtil, a ABRAVEST criou o Selo de Qualidade. Essa é mais uma medida para melhorar o ambiente de negócios, permitindo que o consumidor se sinta seguro ao comprar roupas pela internet, com a garantia da qualidade dos produtos.
Esta iniciativa é muito importante para a empresa de vestuário, pois permite gerar um diferencial competitivo para enfrentar a concorrência nacional e internacional.
Os principais objetivos do Selo são: – estimular a melhoria da qualidade dos produtos de vestuário nacionais, garantindo que a peça de vestuário adquirido pelo consumidor segue os padrões da Associação

Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
– aumentar as possibilidades de exportação;
– diminuir o custo de produção;
– beneficiar o consumidor com produtos diferenciados;
– garantir que as empresas certificadas não utilizam trabalho escravo ou trabalho infantil
em sua mão de obra.

Para conhecer melhor os requisitos do Selo, faça o download dos arquivos abaixo:
Oeko-Tex Standard 100 ou Oeko-Tex Standard 100 é um sistema de teste e certificação independente para produtos têxteis de todas as fases de produção (fibras, fios, tecidos, produtos finais de usar prontos, incluindo acessórios) ao longo da cadeia de valor têxtil.

Objetivo
Oeko-Tex Standard 100 foi introduzido pelo Instituto Hohenstein e do Instituto de Ecologia, Tecnologia e Inovação ÖTI (Viena, Áustria) dentro 1992. O objetivo era fazer com que produtos têxteis de produção convencional tendo testes de laboratório submetidos a substâncias nocivas óbvias para os consumidores usando um rótulo (‘Confiança nos Têxteis’). Têxteis com esta etiqueta são comprovados para permanecer abaixo dos valores-limite quanto certas substâncias nocivas.
Ao mesmo tempo, a introdução do padrão estabelecido um sistema de garantia de qualidade padronizados globalmente para fabricantes e varejistas para ter em conta a faixa vertical decrescente de fabricação nas instalações individuais da indústria têxtil e do vestuário e para compensar regionalmente diferentes padrões de avaliação para o risco potencial de substâncias nocivas. Utilização do certificado Oeko-Tex documenta, portanto, o cumprimento de qualidade ecologia humana para níveis de produção subsequentes e consumidores finais.

Certificação Disney

A certificação Disney Fama é utilizada para a fabricação de todos os produtos, componentes e materiais que tenham qualquer propriedade intelectual – nomes, logos, marcas e personagens de propriedade ou controlados pelo The Walt Disney Company e seus filiados.
O Programa Mundial ILS (International Labor Standards) se aplica a fabricação de todos os produtos, componentes e materiais contendo qualquer propriedade intelectual (nomes, logos, marcas e personagens) de propriedade ou controlada pelo The Walt Disney Company e seus filiados.
Para obtenção do certificado FAMA (Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions), a empresa certificada deve atender ao Código de Conduta Disney baseado nas convenções da Organização Mundial do Trabalho (ILO) e demonstrar a ausência de violações nos itens abaixo:  Mão-de-Obra Infantil

  • Mão-de-Obra Involuntária
  • Coerção e assédio
  • Discriminação
  •  Associação
  •  Saúde e Segurança
  •  Remuneração
  • Proteção do Meio Ambiente
  • Leis e Normas Regulamentadora
  • Fiscalização e Cumprimento da Lei

“Programa de ILS (International Labor Standards) aplica-se à fabricação de todos os produtos, componentes de produtos e materiais que contêm, incorporam ou aplicam qualquer propriedade intelectual pertencente ou controlada pela Walt Disney Company e suas afiliadas, produzidos para quaisquer fins em qualquer lugar do mundo. Isto inclui produtos licenciados, itens promocionais, publicações, materiais impressos e brindes.

A Disney está transformando o Programa de ILS em um conjunto único de requisitos para todos os Licenciados e Fornecedores. Uma mudança importante no Programa de ILS revisado da Disney é que todos os Licenciados e Fornecedores deverão fornecer regularmente relatórios de monitoria de pré-produção e contínuos conforme descrito neste Manual do Programa de ILS.

Este documento destina-se a fazer com que a Disney, seus Licenciados e Fornecedores tenham maior visibilidade das condições de trabalho onde os produtos com a marca Disney são produzidos. Os Licenciados e Fornecedores serão notificados quando estiverem sujeitos a este requisito e, exceto se especificado neste Manual do Programa de ILS, não precisarão fornecer regularmente relatórios de auditoria até que sejam notificados.

A propriedade intelectual da Disney inclui todos os nomes, marcas, logos, personagens
e outras designações de propriedades e propriedades pertencentes ou controladas pela
Disney (incluindo ABC, ESPN, Lucas Im, Marvel e Pixar).”