SUSTENTABILIDADE – CERTIFICAÇÕES

Sustentabilidade/Desenvolvimento Sustentado/Responsabilidade Social
Empresarial

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos
atentos e comprometidos pode mudar o mundo.
Na verdade isso é o que sempre tem acontecido”.

Margaret Mead, antropóloga (1901 – 1978).

Diferenciais da PGP CONSULT

Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:

1. Mais de 20 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em sistemas de gestão e de qualidade;
2. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
3. Integração total à filosofia e políticas empresariais;
4. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a manutenção da certificação e melhoria do desempenho;
5. Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico- cultural;
6. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;

Acompanhando as novas tendências / exigências dos mercados mundiais e cientes das necessidades de seus clientes, a PGP tem vindo a preparar seu corpo técnico para poder, de imediato ou num futuro breve, atender seus clientes no que hoje estamos chamando de “Modelos de Gestão Sustentado”, Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentado.
Dispomos de “know how” para podermos ajudar a sua empresa na implantação de modelos de Desenvolvimento Sustentado e/ou de Responsabilidade Social Empresarial. É por aqui que o mundo caminha.

Faça a história e comece implantando em sua empresa modelos de gestão mais avançados e focalizados no futuro dos negócios. O que é o desenvolvimento sustentado
A Comissão Brundtland (World Commission on Environment and Development) definiu desenvolvimento sustentado como:

“O desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem
comprometer a capacidade das gerações futuras em prover as
suas próprias necessidades”.

Quando abordamos o mundo empresarial, temos que considerar não apenas as necessidades da empresa, atuais e futuras, as também as de seus “stakeholders” (1) ou partes envolvidas com o negócio.

Assim, e de acordo com o International Institute for Sustainable Development, Desenvolvimento Sustentado, em termos empresariais, pode ser definido como:

“A adoção de estratégias de negócio e de atividades que atendam às
necessidades presentes da empresa e de seus stakeholders,
enquanto protegem, mantêm e fortalecem os recursos humanos e naturais
que serão necessários no futuro”.

1. “Stakeholder” são definidos como Organizações ou indivíduos que ser significativamente afetados pelas suas atividades produtos e/ou serviços e cujas ações possam afetar de forma expressiva a capacidade da Organização de implementar suas estratégias e atingir seus objetivos com sucesso.

Abrangência do termo desenvolvimento sustentado quando falamos em Sustentabilidade ou em Desenvolvimento Sustentado estamos apenas nos referindo às atividades de nossa empresa?

Definitivamente NÃO!

É importante realçar que o desenvolvimento sustentado não pode ser atingido, apenas, por uma única empresa de forma isolada do restante da sociedade. Todos os ” stakeholders” devem ser considerados, bem como seus aspectos e impactos positivos e negativos.

O conceito de Desenvolvimento Sustentado está alicerçado em três pilares fundamentais e que as empresas devem buscar preservar. Assim:

  • Desempenho econômico: Criação de riqueza com valor transacionável no mercado;
  • Desempenho Ambiental: Melhoria da biodiversidade, de forma a permitir o equilíbrio  permanente dos ecossistemas;
  • Desempenho Social: Garantia de acesso aos direitos fundamentais a seus colaboradores, com valorização dos direitos do Ser Humano;

Como medir o desempenho de minha empresa?

“Diz-me o que medes e eu te direi………….”
A sociedade, através de seus órgãos e entidades representativas, outorga às empresas a licença para operar, tendo vindo até há poucos anos atrás a não exigir nada em troca, a não ser o cumprimento das suas obrigações fiscais e pouco mais. Nos últimos anos este conceito evoluiu rapidamente e a sociedade civil passou a exigir das empresas, além do cumprimento das suas obrigações fiscais e trabalhistas, uma postura coerente e responsável sobre outros aspectos, tais como a Responsabilidade Ambiental e a Responsabilidade Social.

Assim, a medição de desempenho dos aspectos considerados fundamentais na Gestão Sustentada das empresas, está, cada vez mais, sendo parte dos modelos de gestão empresariais das empresas responsáveis e que precisam evidenciar à sociedade e a seus clientes que possuem uma Gestão Sustentada. Por exemplo, muitas empresas já publicam seus balanços sociais e relatórios de Sustentabilidade, como forma de evidenciarem o seu
compromisso com a Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentado de seus negócios. A Sustentabilidade passa, assim, a estar incorporada aos modelos de gestão empresarial e ser da responsabilidade da Direção das empresas.

O desenvolvimento dos indicadores de desempenho é uma das formas de evidenciar a materialidade do desenvolvimento sustentado. Citam-se, a seguir, alguns exemplos de indicadores de sustentabilidade as empresas, ressaltando-se que muitos outros podem ser estabelecidos a gestão
as empresas.
Indicadores Econômicos: (Como as organizações afetam as partes interessadas com que interagem.

  • Contribuição para o emprego nas comunidades locais;
  • Investigação e desenvolvimento;
  • Criação de valor para a comunidade a partir das infra-estruturas da empresa;

Indicadores Ambentais:

  • Impacto ambiental as matérias primas utilizadas por seus fornecedores ou pelos seus produtos;
  • Proteção da biodiversidade;
  • Contribuição para a redução do efeito estufa;
  • Desperdício de matérias primas e/ou recursos naturais, etc.

Indicadores Sociais:

  • Formação e desenvolvimento profissional de capacidades;
  • Direitos humanos;
  • Saúde e segurança;
  • Contribuições para a comunidade.;
  • Corrupção e suborno;
  • Trabalho infantil, etc.

A PGP Consultoria e Assessoria quer ser sua parceira na viagem para o
Futuro. Consulte-nos!

SUSTENTABILIDADE
Normas e certificações relacionadas

São diversas as normas existentes nos diversos países que, efetivamente, têm expressão no comércio internacional. Estas normas propiciam às empresas diretrizes e requisitos que permitem implantar modelos de gestão visando um desenvolvimento sustentável de seus negócios, permitindo-lhes, também, o acesso a ferramentas de reflexão sobre o seu desempenho atual e o desempenho pretendido, de forma a continuar sendo parte do tecido
empresarial do País e do mundo.

Das diversas normas publicadas em todo o mundo, temos de diferenciar aquelas que foram elaboradas e publicadas por Organismos oficiais de normatização e aquelas que foram /são publicadas por instituições privadas, nomeadamente algumas ONG’s. Das primeiras cabe salientar, entre outras:

  • ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos;
  • ISO 9004:2010 – Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização – Uma abordagem para a gestão da qualidade.
  • ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos;
  • ISO 26000:2009;
  • BS 8800 (British Standard – Norma para a Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Norma passível de auditoria e certificação;

  • BS 8855 (British Standard – Conjunto de padrões de gerenciamento ambiental voltado para Pequenas e Médias Empresas;
  • BS 8900:2006 – Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentado;
  • NBR 16001 – Norma que aborda os critérios da Responsabilidade Social Empresarial;

Entre as diretrizes publicadas pelas instituições privadas salientam-se, entre
outras:
GRI – Global Reporting Iniciative – www.globalreporting.org

  •  Social Accouuntability – SA 8000 (estabelece padrões para as relações de trabalho e é passível de auditoria e certificação);
  •  Occupational Health and Safety Assessment Series – OHSAS 18001 (riscos / acidentes);  AA 1000 (prestação de contas) – Institute of Social and Ethical Accountability;
  •  Forest Stewardship Council;

A PGP Consult desenvolveu metodologia para a implantação de sistemas de gestão de desenvolvimento sustentado (sustentabilidade) em sua empresa que garantirão o atendimento a todas as exigências de mercado / clientes e lhe proporcionarão uma vantagem competitiva de expressão.

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