A PGP CONSULT disponibiliza, a partir de agora, a seus clientes e a todas as empresas interessadas na implantação dos requisitos do GMP a expertise necessária para a condução e assessoria ao processo de Obtenção da Certificação.

Diferenciais da PGP CONSULT

 

Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:

1. Mais de 25 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em

sistemas de gestão e de qualidade;

2. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;

3. Integração total à filosofia e políticas empresariais;

4. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a

manutenção da certificação e melhoria do desempenho;

5. Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico-

cultural;

6. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;

O Sistema de avaliação de saúde, segurança,
meio ambiente e qualidade é um método de
avaliação criado e exigido pela Associação
Brasileira de Indústrias Químicas, e
implementado
pelos elementos que compõem uma determinada cadeia logística
.

Lançado pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo do SASSMAQ é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança.

As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.

A implementação SASSMAQ não é obrigatório. Porém, não sendo uma obrigação legal ele é um requisito Regulamentar exigido por todos os associados da ABIQUIM e por outras empresas que prestam serviços, como por exemplo, de transporte de produtos químicos.

De acordo com a ABIQUIM:

O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.”

COMO SASSMAQ ESTÁ ESTRUTURADO

O SASSMAQ é um sistema de gestão integrado que aborda gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança das partes interessadas e aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvem produtos químicos, perigosos ou não.

Após a implementação dos requisitos do sistema de gestão, a empresa se submete a uma avaliação realizada pela ABIQUIM para certificação no programa, mediante a conformidade do questionário padrão do SASSMAQ.

Esse questionário possui 06 áreas de avaliação, que ao ser combinados permite a avaliação global do desempenho de cada fornecedor.

  1. Gerenciamento

  2. Segurança, Saúde e Ambiente

  3. Equipamentos

  4. Planejamento das Operações

  5. Segurança Patrimonial e Confidencialidade

  6. Inspeção do local

Dúvidas Frequentes (recomendamos consultar o site da ABIQUIM)

1 – Qual o custo para a realização de uma avaliação pelo SASSMAQ?

Não há um preço fixo para a avaliação. Os órgãos certificadores definirão o custo após avaliarem a dimensão do serviço a ser executado com base, entre outros dados, na estrutura física da empresa, número de funcionários e de filiais ou base de apoio.

2 – Qual o prazo de validade do Termo de Avaliação do SASSMAQ?

O prazo de validade é de 2 anos após a data de avaliação. Em função de trâmites documentais para aprovação, emissão do termo pelo organismo certificador e inserção de dados no site da ABIQUIM foi estendido o prazo de divulgação no site da ABIQUIM por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação SASSMAQ.

3 – Quais são os pré-requisitos para a avaliação?

  • Ter frota própria: Frota mínima – 4 veículos próprios ou arrendados
  • Motoristas – 1 pra cada veículo
  • Transportar produtos químicos há mais de 06 meses
  • Ter as licenças abaixo:
    – Alvará da Prefeitura
    – AVCB
    – Licença de Operação (pode ter dispensa e é possível obter ao longo do processo)
    – Licença IBAMA, PF, PC e exército (relativos ao produto e área de transporte)
    – Registro na ANTT como ETC ou CTC