A GESTÃO EM EMPRESAS AGROPECUÁRIAS

Por: Luis Filipe Sousa Dias Reis
Publicação: 7/21/2021

Os empresários rurais que estejam realmente preocupados com a sustentabilidade de suas empresas / negócios têm, como ferramenta para a melhoria do seu desempenho e dos resultados financeiros as diretrizes especificadas pela norma ISO 22006:2017.

A Norma ISO 22006:2017, Sistemas de gestão da Qualidade – Diretrizes para a aplicação da ISO 9001:2015 na produção agrícola pode representar uma excelente ferramenta para os empresários rurais preocupados, não apenas, com o padrão de Qualidade de suas empresas mas, também, com os resultados financeiros que estão obtendo.

Sabemos que para quem produz commodities, a redução de custos é um imperativo que se coloca na gestão da empresa, na medida em que os custos de produção e de manutenção das atividades aumentam, a tendência é que os preços de venda se retraiam e/ou que a margem entre custo de produção e preço de venda diminua. Como alternativa fica apenas a redução de custos de produção que tem de ser obtida via maior eficiência e eficácia dos processos produtivos e administrativos da empresa agrícola.

Esta norma fornece diretrizes para a Implantação dos requisites da norma ISO 9001:2015 e pode ser implantada em todas as operações da empresa rural / fazendas de qualquer tamanho, ou seja, grandes, medias e pequenas empresas rurais. Nos últimos meses, quer a nível nacional quer internacional, temos vindo a ser surpreendidos com notícias e fatos deveras surpreendentes. “Quem pensava já ter visto tudo, afinal, chega à conclusão que ainda há muito para ver”. Como costume dizer, o “futuro não avisa da sua chegada”. Apenas nos diz ou alerta para o fato de que algumas mudanças poderão ocorrer. Mas como me prepar para estas mudanças?

  • você tem um modelo definido para o seu negócio?
  • você tem um plano de ação com metas bem definidas e riscos bem avaliados?
  • você controla efetivamente seus processos produtivos e administrativos?
  • Você é refém de incertezas que surgem no seu negócio?

A PGP CONSULT tem vindo, há já vários anos, a trabalhar estes aspectos junto a seus clientes do ramo agropecuário com grande sucesso.