Mudança Climática é o maior risco para o mundo, aponta Relatório de Riscos Globais 2022

Um tema deve dominar o Fórum Econômico Mundial neste ano: o risco do fracasso em lidar com as mudanças climáticas.

A conclusão faz parte do Global Risk Report 2022, o novo relatório de riscos globais que norteia as discussões realizadas na cidade suíça de Davos, onde acontecerá o encontro entre 17 e 21 de janeiro. A pesquisa é feita com mais de mil líderes mundiais que representam empresas, governos e organizações globais, em uma parceria entre Zurich Insurance Group, Marsh McLennan, Universidade de Oxford, Universidade de Singapura e Universidade da Pensilvânia. As questões climáticas lideram o ranking de maiores preocupações nos três horizontes de tempo do levantamento. No curto prazo, em um horizonte entre zero e dois anos, os entrevistados colocaram no topo dos temores o clima extremo.”

Fonte: Valor Econômico, 11/01/2022

Principais ações ESG na América

A ascensão do investimento em ESG atrai opiniões fortes – do positivo ao cético e ao totalmente desdenhoso. Mas, para a maioria dos CEOs de grandes corporações, resta pouco debate sobre questões ambientais, sociais e de governança serem fundamentais para o pensamento e a liderança empresarial. “A esquerda critica o ESG e a América corporativa por lavagem verde… ‘é tudo conversa fiada’. E a direita critica porque é ’woke-ism… é ativismo político, e as empresas não têm nada a ver com isso. Onde eles se encontrariam no meio é se eles falassem com um CEO que dissesse ’na verdade, isso é do meu interesse, pensar na criação de valor para os stakeholders, porque isso torna a empresa mais bem-sucedida e a sociedade mais saudável. É nessa área intermediária que estamos”, diz Martin Whittaker, CEO fundador da Just Capital, que acaba de divulgar seu ranking anual de ESG das 100 maiores empresas de capital aberto dos EUA.”

Fonte: CNBC, 06/01/2022

Grandes Bancos Americanos se unem para exigir critérios ambientais

BofA, Wells Fargo, RBC, Bank of America e outros grandes bancos se unem para medir e gerenciar riscos climáticos

Consórcio é formado por 19 bancos e a Risk Management Association (RMA), organização que atende profissionais de risco em instituições financeiras.

Os bancos vão passar a exigir que as empresas atendam aos critérios ESG para que possam ter seus pedidos de empréstimo analisados e o crédito concedido.

Fonte: Valor Globo