AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO

Publicação: 7/21/2021

De uma forma resumida, e até porque não é o principal objetivo deste curso ensinar os participantes a elaborarem planejamento estratégico mas, sim, o de se conscientizarem sobre a sua importância na determinação dos rumos futuros da empresa, mencionaremos a seguir as principais fases da elaboração de um Plano Estratégico. Assim:

Fase I – ONDE ESTAMOS ?

Esta fase corresponde à fase a que podemos chamar de “diagnóstico”. Nesta fase efetuar-se-á o levantamento das forças e fraquezas da empresa dentro do ambiente (interno e externo) em que ela atua ou pretende atuar, como forma de  melhor observar quais são as nossas reais “bases” que sustentarão a caminhada que pretendemos efetuar.

Fase II – PARA ONDE ESTAMOS INDO ?

O que pretendemos obter no futuro, partindo da nossa realidade atual ? É isto que os planejadores devem questionar. Por outras palavras, poderíamos dizer que os planejadores, partindo da situação atual (fotografia) devem vislumbrar aonde querem chegar. Exemplos:

Qual a evolução projetada para o nosso negócio e/ou mercados

onde atuamos nos próximos 5 anos?

Como se dará a nossa evolução e nosso relacionamento com o

“meio envolvente” em que atuamos?

Que probabilidades haverá de obtenção de “linhas de crédito”

bonificadas para o nosso ramo de negócio?

Fase III – ONDE PODEMOS CHEGAR ?

Na fase II obtêm-se uma série de respostas às perguntas formuladas que têm de sewr analisadas criticamente, como forma de conhecermos as suas implicações presentes e futuras. É durante esta fase do planejamento que a análise crítica deve ser realizada, isto é, deve ser feita uma profunda avaliação das implicações estratégicas às respostas obtidas, entre outras: probabilidades de sucesso, considerando as nossas forças e fraquezas e como as poderemos potencializar e minimizar respectivamente, força dos concorrentes, etc.

Fase IV – ONDE PODERÍAMOS IR ?

É uma fase de profundos questionamentos, isto é, uma fase em que a empresa deve extrapolar os resultados obtidos na fase anterior. Exemplo: Considerando os resultados obtidos nas fases I,II e III e se utilizássemos todas as nossas capacidades (atuais e futuras) quais seriam as probabilidades de sucesso?

Exemplificando:

Que nível de Flexibilidade a empresa teria de ter?

Nossos produtos e mercados terão um crescimento adequado e/ou suficiente que justifiquem os investimentos?

A previsão de crescimento do mercado será o suficiente que permita atingirmos os objetivos traçados?

Existe capacidade financeira para os investimentos necessários?

Nossos fornecedores de matéria prima têm capacidade de atender uma demanda maior com padrões de qualidade?

Nesta fase a empresa e seus administradores têm que ter presente, muito claramente, aquilo que seria “o desejável” e o que é “possível” obter.

Fase V – ONDE QUEREMOS CHEGAR ?

Tendo ficado claramente estabelecido o que é “possível” obter, a empresa passará, a partir daqui, a traçar os seus objetivos. Podemos definir esta fase, como uma fase primária de estabelecimento de objetivos.

Fase VI – ESTRATÉGIAS

Definidos os Objetivos começa a colocar-se a questão: que caminhos ou diretrizes traçar para chegar aos objetivos traçados na fase anterior ?

Duas perguntas devem ser feitas e respostas obtidas:

O QUE PODEMOS FAZER ?

O QUE DEVEMOS FAZER ?

Fase VII – DEFINIÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO

Como operacionalizar as estratégias definidas?

Nesta fase a empresa deverá definir os níveis de envolvimento e desempenho esperados de seus colaboradores.

Nesta definição aconselha-se utilizar a regra dos 5W + 1H ou dos 5W + 2H.

5W + 1 H = WHY (porquê fazer?), WHAT (o que fazer?)WHERE (onde fazer?), WHEN (quando fazer?), WHO (quem faz?) e HOW (como faz?).

5W + 2H = WHY, WHAT, WHERE, WHEN, WHO + HOW e HOW MUCH (quanto custa?)

Fase VIII – EXECUÇÃO DOS PLANOS

Poderíamos dizer que é a fase de consolidação de todas as etapas realizadas anteriormente e consolidadas num documento, onde se fixam ou detalham as metas departamentais, o que se espera obter, as necessidades de recursos materiais e humanos, as formas de captação e o cronograma de implantação. Como exemplos desta fase, podemos citar:

previsão de receitas do ano seguinte;

investimentos a serem realizados;

necessidades de recursos e financiamentos bancários;

etapas de um planejamento de reestruturação empresarial, etc.

Fase IX – CONTROLE

Qualquer função administrativa ou gerencial requer ”controle” como forma de assegurar a realização das diversas atividades de acordo com as necessidades. O planejamento estratégico também e, podemos afirmar, que é uma das fases mais importantes da sua realização. O sucesso do planejamento está no seu controle e/ou acompanhamento.

Na fase de controle deve-se estabelecer e analisar:

quais as formas de controle a realizar (ex: relatórios);

as divergências entre o planejado e o realizado (ex: a produção está abaixo dos níveis previstos para atender a demanda de mercado);

os planos de ação elaborados na fase VII e a necessidade de, eventualmente, revê-los, devido aos resultados obtidos não serem satisfatórios.