ISO 18091 – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM PREFEITURAS

A PGP CONSULT com base na sua expertise e qualificação técnica da sua equipe de consultores, possui plenas condições de assessorar as
Prefeituras na implantação dos requisitos desta norma internacional e na obtenção da certificação de seu Sistema de Gestão.

CONSULTE-NOS.

Diferenciais da PGP CONSULT

Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:

1. Mais de 25 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em sistemas de gestão e de qualidade;
2. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
3. Integração total à filosofia e políticas empresariais;
4. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a manutenção da certificação e melhoria do desempenho;
5. Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico- cultural;
6. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;

NBR ISO 18091 de 10/2014 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes
para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras.

O objetivo da ISO 18091:2008 é o de fornecer aos governos locais as bases e diretrizes para que possam obter resultados confiáveis, através da implementação dos requisitos estabelecidos pela norma. Tendo por base a norma ISO 9001:2008, a ISO 18091:2014 é aplicável aos governos locais (municipais), independentemente do seu tamanho, tipo ou produto / serviço fornecido aos cidadãos.

Num mundo em constante mudança, a publicação desta norma surge com o objetivo de permitir que as prefeituras não apenas se adequem à nova realidade do mercado mas, também, propiciem a seus munícipes serviços e produtos confiáveis e de qualidade.
A NBR ISO 18091 de 10/2014 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras possui o objetivo de fornecer às prefeituras as diretrizes para a obtenção de resultados confiáveis por meio da aplicação da NBR ISO 9001:2008 em uma base integral. Essas diretrizes, no entanto, não adicionam, alteram ou modificam os requisitos da NBR ISO 9001:2008.
Com a publicação da norma 18091:2014, as Prefeituras brasileiras terão a ferramenta necessária para demonstrarem que podem ser competitivas, que têm condições de atenderem aos padrões de qualidade e eficiência que os cidadãos exigem. Paralelamente pretende-se que haja um fortalecimento das políticas públicas, um governo confiável e munícipes satisfeitos.

São os seguintes os requisitos da norma ISO 18091:2014:

Introdução

2: Escopo
3: Termos e Definições
4: Sistema de Gestão da Qualidade
5: Responsabilidade da Direção
6: Gestão de Recursos
7: Realização do produto/serviço
8: Medição, Análise e Melhoria – ISO 9001 Qualidade
9: Processos para um sistema de gestão da qualidade integrado na prefeitura
10. Diagnóstico integral, check-up, sistema de avaliação e acompanhamento
do desenvolvimento de prefeitura confiáveis
11. Análise crítica de desempenho
12. Carta de serviço ao cidadão
13. Pesquisa de satisfação do cliente-cidadão.

Esta norma foi elaborada para fornecer diretrizes para os governos municipais em todo o mundo, para a compreensão e implementação de um sistema de gestão da qualidade que atenda aos requisitos da NBR ISO 9001:2008, a fim de atender às necessidades e expectativas dos seus cidadãos. O Anexo A fornece informações sobre processos típicos de uma prefeitura. O Anexo B apresenta a descrição de um modelo de diagnóstico que pode ser usado como um ponto de partida para a implementação de um sistema de gestão da qualidade integral, tendo em vista tornar o governo municipal confiável. Os estágios relativos na implementação de um sistema de gestão da qualidade e do papel desta norma podem ser vistos esquematicamente na Figura 1.

Nesta norma, o texto reproduzido da ABNT NBR ISO 9001:2008 é colocado em caixas, a fim de distingui-la da orientação específica para a prefeitura determinada para cada item. As diretrizes desta norma se destinam a ajudar as prefeituras a relacionar os conceitos de gestão da qualidade, conforme descrito nas NBR ISO 9000, NBR ISO 9001, NBR ISO 9004 e normas associadas, com a prática e terminologia comumente utilizadas no contexto de uma prefeitura. O uso dos termos e definições apresentados nestas orientações podem variar de acordo com a cultura, usos e costumes de cada local e região em que a prefeitura está localizada.