ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma que pretende especificar os requisitos a que as empresas inseridas na cadeia alimentar devem obedecer a fim de garantir a integridade e qualidade dos alimentos.

Publicação: 7/11/2021

ISO 2200:2017 – Padrão de Segurança de Alimentos

A ISO 22000 ASSEGURA A INTEGRIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTO DE ALIMENTOS.

A PGP ciente da sua responsabilidade para com os seus clientes ligados, direta ou indiretamente, à questão alimentar e à cadeia de suprimento, passa a contar entre os serviços oferecidos o da ISO 22000.

 O que é a ISO 22000?

A ISO 22000 é uma norma que pretende especificar os requisitos a que as empresas inseridas na cadeia alimentar devem obedecer a fim de garantir a integridade e qualidade dos alimentos. Ela pode ser implantada individualmente ou em conjunto com outros sistemas já existentes, como por exemplo o da ISO 90001:2000.

A ISO 22000 especifica requisitos para um “Sistema de Gestão de Segurança Alimentar”, onde as empresas ou organizações:

  • Tenham necessidade de demonstrar a sua capacidade de controlar os perigos e pontos críticos relacionados com a segurança alimentar, de forma a poderem, de uma forma consistente, fornecer alimentos que atendam quer aos requisitos acordados com os clientes, quer aos requisitos regulamentares de segurança alimentar.
  • Busquem a melhoria da satisfação dos clientes através do controle efetivo dos perigos e pontos críticos de controle, incluindo aqueles processos para atualização e melhoria do sistema.

A quem se aplica a ISO 22000?

A ISO 22000 pode aplicar-se a todos os tipos de empresas/organizações dentro da cadeia alimentar. Assim, podem incluir-se desde produtores de grãos a Operadores de transporte e armazenamento.

 Quais os benefícios para os usuários?

Os principais benefícios para as empresas/organizações que implementem os princípios e requisitos desta Norma são, entre outros:

  • Otimização do sistema de comunicação entre os parceiros comerciais;
  • Otimização de recursos quer internamente quer ao longo da cadeia alimentar;
  • Melhor documentação;
  • Melhor planejamento e menos verificação/inspeção no final do processo;
  • Controle dos Perigos e Pontos Críticos mais eficiente e dinâmico;
  • Base sólida para a tomada de decisão;
  • Base para a melhoria das auditorias “due diligence”;
  • Foco para o controle no que é necessário e importante;

A PGP oferece serviços de consultoria que permitem assegurar a Qualidade dos serviços prestados através da incorporação de metodologias de gestão adequadas à realidade dos negócios.