CERTIFICAÇÃO HALAL
Dando continuidade a seu processo de atendimento às necessidades de seus clientes e às exigências dos mercados, a PGP Consult passa a disponibilizar serviços de consultoria e assessoria para a Certificação de produtos segundo os critérios HALAL.
Resumidamente podemos dizer que é um “processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida, certifica a aptidão das indústrias em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar, comercializar produtos
destinados aos consumidores muçulmanos”.
A PGP CONSULT ciente da importância que esta certificação pode representar para as empresas produtores / exportadoras de matérias primas para a produção de alimentos compostos, criou um setor para assessorar seus
clientes na implantação dos requisitos desta diretriz e na obtenção da certificação.
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Diferenciais da PGP CONSULT
Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:
- Mais de 20 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em
sistemas de gestão e de qualidade; - Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
- Integração total à filosofia e políticas empresariais;
- Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a
manutenção da certificação e melhoria do desempenho; - Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico-
cultural; - Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;
A certificação Halal é de cunho religioso e seu objetivo é garantir aos muçulmanos (como são conhecidos os praticantes do Islam) que um alimento é livre dos elementos proibidos por Deus no Alcorão Sagrado. A palavra Halal é árabe e em português significa lícito, permitido. Nos termos da certificação, compreende todos os alimentos que foram autorizados por Deus para consumo da humanidade.
A Certificação HALAL atesta que a empresa, processo e produtos, seguem os
requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia).
É importante compreender, todavia, que o Alcorão não traz uma lista de alimentos Halal, mas sim um apontamento de elementos Haram (que em português significa ilícito).
É proibido aos muçulmanos o consumo de um alimento que contenha matérias primas e ou insumos e ou auxiliares de processo e ou qualquer contaminação cruzada com os itens apontados como Haram. Destacam-se:
- Carne, gordura, couro, ossos e qualquer derivado de suínos;
- Carne, gordura, couro, ossos e qualquer derivado obtido do abate não Halal
das espécies permitidas (bovinos, caprinos, ovinos e galináceos); - Bebidas alcoólicas/álcool etílico;
- Derivados de seres humanos;
- Sangue de qualquer animal, incluindo aqueles abatidos como Halal;
- Insetos (com exceção do gafanhoto e cochonilha).
- Basicamente o processo de Certificação HALAL se inicia com a AVALIAÇÃO
DOCUMENTAL dos procedimentos e registros requeridos, pela realização da
AUDITORIA NA PLANTA (Estágio 1 e 2), pela realização dos ENSAIOS
LABORATORIAIS aplicáveis (PCR, Cromatografia gasosa), pela APROVAÇÃO
DO RELATÓRIO DA AUDITORIA (Decisão) e pela EMISSÃO DO
CERTIFICADO.
Como a PGP Consult pode ajudar as empresas exportadoras?
- Através do seu corpo técnico, a PGP Consult tem condições de prestar
consultoria e assessoria para as empresas que desejam se certificar
com este padrão internacional e se qualificar para exportar para o
mundo islâmico. - Não deixe de nos contatar! Nossa expertise está alicerçada por mais de
25 anos de experiência no mercado de consultoria a empresas.
Quais os Principais Benefícios das empresas com a Certificação HALAL?
- O certificado Halal é o mecanismo único para que os clientes e consumidores
tenham produtos Halal com segurança e confiabilidade. - O selo de garantia Halal agrega pontos positivos à imagem dos produtos e
empresas, criando lealdade do mercado consumidor de Halal em todo mundo,
que está representado por aproximadamente um bilhão e oitocentos milhões de
consumidores; - Demonstra comprometimento com a qualidade e segurança do produto final;
- Auxiliar a melhoria contínua da empresa;
- Auxiliar no desenvolvimento de seus negócios junto aos países islâmicos;
- Reduz perdas em seu processo produtivo e contribui para melhoria em sua
gestão; - Fortalece a imagem e a imagem da organização e de seus produtos frente
aos clientes e consumidores; - Fidelização dos consumidores muçulmanos;
- Assegura que seus produtos atendem as normas internacionais do Halal
como, UAES 2055-1 / 2015, HAS 23000 LPPOM MUI Indonésia, MS 15000
Malásia; - Aumenta a competitividade da empresa nos países islâmicos;
ATENÇÃO – IMPORTANTE
Cabe aqui chamar a atenção de quem busca exportar para os mercados islâmicos para a necessidade de buscar informações e comprovação de que certificadora HALAL tem o reconhecimento necessário no país ou países, de
forma a que não ocorram problemas alfandegários e de perda do investimento.
Segmentos com Certificação HALAL
A Certificação HALAL aplica-se, entre outros, principalmente às seguintes
categorias de produtos:
Alimentos Industrializados
Salsichas | Peixes |
Hambúrgueres de frango e peru | Sardinhas |
Peito cozido | Atum |
Empanados | Salmão processado |
Nuggets | Salmão enlatado |
Alimentos “In Natura”
Ovos | Soro de leite |
Carnes | Iogurtes |
Leite em pó |
Alimentos Lácteos
Leite UHT | Queijo e iogurte de vaca |
Leite em pó | Entre outros |
Soro de leite | Queijo e iogurte de ovelha |
Iogurtes |
Cereais
- Trigo
- Arroz
- Feijão
- Grão de bico
- Lentilha
- Soja
- Favas
- Grão de bico
Doces
Gelatina | outros |
Açúcar | |
Doces/balas | |
Chocolates |
Alimentos Diversos
Café | Frutas frescas, secas (doces processados, enlatados) |
Amendoim (torradas, salgadas) | Ovos (processados e subprodutos) como gemas pasteurizadas) |
Nozes (torradas, salgadas) | Outros |
Castanhas (torradas, salgadas) |
Químicos
Medicamentos | Frutas frescas, secas (doces processados, enlatados) |
Tintas / Carimbos para carnes | Ovos (processados e subprodutos) como gemas pasteurizadas) |
Produtos para Higienização Industrial | Outros |
Outros |
Cosméticos
Shampoo | Outros |
Creme | Ovos (processados e subprodutos) como gemas pasteurizadas) |
Desodorante | Outros |
Sabonete |
Mercado Halal no mundo (*)
Pesquisas de consumo na Europa e EUA mostram que alimentos certificados Halal, estão sendo procurados também por não muçulmanos, como a forma mais segura de se obter alimentos saudáveis e de qualidade.
O comércio Halal está emergindo como uma das áreas de mercado mais lucrativas e influentes no mundo. De acordo com dados e pesquisas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, são 1,8 bilhão de muçulmanos
economicamente ativos no mundo, uma economia que cresce mais rápido que a média mundial: 6,2% nos países islâmicos contra 5,7% dos demais países.
Se fosse um país, o mundo islâmico seria a terceira economia mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
O islamismo será a religião que mais crescerá nas próximas quatro décadas. É o que indicou o Centro Pew, no relatório intitulado “O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050”. Em 2050, o número de muçulmanos poderá chegar a 2,8 bilhões. Se a previsão se confirmar, o islamismo será praticado por 29,7% da população mundial.
Halal não se limita apenas a uma questão religiosa; está se tornando um símbolo global de garantia de qualidade e um estilo de vida. Não-muçulmanos que buscam uma alimentação mais saudável estão se identificando com esse conceito.
Essa força de mercado não deve ser menosprezada: a população muçulmana está em expansão no Oriente Médio, Norte da África e Sul, Sudeste da Ásia, parte da antiga União Soviética e China. São regiões que representam uma cadeia lucrativa para o mercado de alimentos. Atualmente, os dois maiores mercados para os produtos Halal são o Sudeste Asiático e o Oriente Médio.
O mercado Halal no mundo está estimado em mais de US$ 2,5 trilhões e engloba vários segmentos como agronegócio, alimentos industrializados, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais, cosméticos, vestuário, bancos e finanças, logística, armazenamento e distribuição.
O mercado mundial de produtos e alimentos Halal tem grande potencial de crescimento. Ainda com base em dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, entre 2015 e 2021, o mercado de alimentos Halal tende a crescer 63,2%; Turismo, 60,9%; Moda, 51,4%; Mídia, 32,3% e Fármacos, 69,3%.
Os maiores mercados para produtos Halal são a Indonésia, a Turquia e o Paquistão. Muitas pessoas acreditam que a população muçulmana está apenas no Oriente Médio, mas as maiores concentrações estão no Sul e
Sudeste da Ásia – e o continente asiático conta com mais de um bilhão de muçulmanos, ou seja 70% do total dos que professam a fé islâmica.
A União Europeia é também um importante mercado Halal , com aproximadamente 40 milhões de muçulmanos. França, Alemanha e a Inglaterra são os maiores mercados fora dos principais países muçulmanos.
Na América do Norte, os muçulmanos representam 3% da população. No Canadá, são aproximadamente 800 mil, caracterizando um crescimento acima da média. Neste continente, o consumo de alimentos Halal vem crescendo desde 1995.
Os alimentos Halal representaram 16,6% do total do mercado mundial de alimentos em 2013, de acordo com o estudo realizado pela Thomson Reuters e Dinar Standard. Estima-se que, até 2018, este índice aumente para 17,4%.
Fonte: Fam Bras Halal acessado em 12 de julho de 2020
(*) FAMBRAS HALAL
Mercado Halal no Brasil
O Brasil demonstra potencial de crescimento neste grande mercado. Em 2013, 45,6% do total de 3,918 milhões de toneladas de frango exportadas pelo Brasil foram destinados a mercados que exigem o abate halal. Em especial o GCC com 38%, os principais compradores são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e Iraque.
Carne bovina as exportações alcançam em 40% da exportação, que gerou receita de US$ 1,5 bilhões, grande parte destinada ao Egito, Irã e Emirado Árabes Unidos. Com um grande potencial de crescimento, a Ásia islâmica, abriu as portas em 2011 ao setor frigorífico brasileiro, que se mostra promissor.