CERTIFICAÇÃO HALAL

Dando continuidade a seu processo de atendimento às necessidades de seus clientes e às exigências dos mercados, a PGP Consult passa a disponibilizar serviços de consultoria e assessoria para a Certificação de produtos segundo os critérios HALAL.

Resumidamente podemos dizer que é um “processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida, certifica a aptidão das indústrias em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar, comercializar produtos
destinados aos consumidores muçulmanos”.

A PGP CONSULT ciente da importância que esta certificação pode representar para as empresas produtores / exportadoras de matérias primas para a produção de alimentos compostos, criou um setor para assessorar seus
clientes na implantação dos requisitos desta diretriz e na obtenção da certificação.

NÃO DEIXE DE NOS CONSULTAR

Diferenciais da PGP CONSULT

Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:

  1. Mais de 20 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em
    sistemas de gestão e de qualidade;
  2. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
  3. Integração total à filosofia e políticas empresariais;
  4. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a
    manutenção da certificação e melhoria do desempenho;
  5. Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico-
    cultural;
  6. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;

A certificação Halal é de cunho religioso e seu objetivo é garantir aos muçulmanos (como são conhecidos os praticantes do Islam) que um alimento é livre dos elementos proibidos por Deus no Alcorão Sagrado. A palavra Halal é árabe e em português significa lícito, permitido. Nos termos da certificação, compreende todos os alimentos que foram autorizados por Deus para consumo da humanidade.

A Certificação HALAL atesta que a empresa, processo e produtos, seguem os
requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia).

É importante compreender, todavia, que o Alcorão não traz uma lista de alimentos Halal, mas sim um apontamento de elementos Haram (que em português significa ilícito).

É proibido aos muçulmanos o consumo de um alimento que contenha matérias primas e ou insumos e ou auxiliares de processo e ou qualquer contaminação cruzada com os itens apontados como Haram. Destacam-se:

  • Carne, gordura, couro, ossos e qualquer derivado de suínos;
  • Carne, gordura, couro, ossos e qualquer derivado obtido do abate não Halal
    das espécies permitidas (bovinos, caprinos, ovinos e galináceos);
  • Bebidas alcoólicas/álcool etílico;
  • Derivados de seres humanos;
  • Sangue de qualquer animal, incluindo aqueles abatidos como Halal;
  • Insetos (com exceção do gafanhoto e cochonilha).
  • Basicamente o processo de Certificação HALAL se inicia com a AVALIAÇÃO
    DOCUMENTAL dos procedimentos e registros requeridos, pela realização da
    AUDITORIA NA PLANTA (Estágio 1 e 2), pela realização dos ENSAIOS
    LABORATORIAIS aplicáveis (PCR, Cromatografia gasosa), pela APROVAÇÃO
    DO RELATÓRIO DA AUDITORIA (Decisão) e pela EMISSÃO DO
    CERTIFICADO.

Como a PGP Consult pode ajudar as empresas exportadoras?

  • Através do seu corpo técnico, a PGP Consult tem condições de prestar
    consultoria e assessoria para as empresas que desejam se certificar
    com este padrão internacional e se qualificar para exportar para o
    mundo islâmico.
  • Não deixe de nos contatar! Nossa expertise está alicerçada por mais de
    25 anos de experiência no mercado de consultoria a empresas.

Quais os Principais Benefícios das empresas com a Certificação HALAL?

  • O certificado Halal é o mecanismo único para que os clientes e consumidores
    tenham produtos Halal com segurança e confiabilidade.
  • O selo de garantia Halal agrega pontos positivos à imagem dos produtos e
    empresas, criando lealdade do mercado consumidor de Halal em todo mundo,
    que está representado por aproximadamente um bilhão e oitocentos milhões de
    consumidores;
  • Demonstra comprometimento com a qualidade e segurança do produto final;
  • Auxiliar a melhoria contínua da empresa;
  • Auxiliar no desenvolvimento de seus negócios junto aos países islâmicos;
  • Reduz perdas em seu processo produtivo e contribui para melhoria em sua
    gestão;
  • Fortalece a imagem e a imagem da organização e de seus produtos frente
    aos clientes e consumidores;
  • Fidelização dos consumidores muçulmanos;
  • Assegura que seus produtos atendem as normas internacionais do Halal
    como, UAES 2055-1 / 2015, HAS 23000 LPPOM MUI Indonésia, MS 15000
    Malásia;
  • Aumenta a competitividade da empresa nos países islâmicos;

ATENÇÃO – IMPORTANTE

Cabe aqui chamar a atenção de quem busca exportar para os mercados islâmicos para a necessidade de buscar informações e comprovação de que  certificadora HALAL tem o reconhecimento necessário no país ou países, de
forma a que não ocorram problemas alfandegários e de perda do investimento.

Segmentos com Certificação HALAL

A Certificação HALAL aplica-se, entre outros, principalmente às seguintes
categorias de produtos:

Alimentos Industrializados

SalsichasPeixes
Hambúrgueres de frango e peruSardinhas
Peito cozidoAtum
EmpanadosSalmão processado
NuggetsSalmão enlatado

Alimentos “In Natura”

OvosSoro de leite
CarnesIogurtes
Leite em pó

Alimentos Lácteos

Leite UHTQueijo e iogurte de vaca
Leite em póEntre outros
Soro de leiteQueijo e iogurte de ovelha
Iogurtes

Cereais

  • Trigo
  • Arroz
  • Feijão
  • Grão de bico
  • Lentilha
  • Soja
  • Favas
  • Grão de bico

Doces

Gelatinaoutros
Açúcar
Doces/balas
Chocolates

Alimentos Diversos

CaféFrutas frescas, secas (doces processados,
enlatados)
Amendoim (torradas, salgadas)Ovos (processados e subprodutos) como
gemas pasteurizadas)
Nozes (torradas, salgadas) Outros
Castanhas (torradas, salgadas)

Químicos

MedicamentosFrutas frescas, secas (doces processados,
enlatados)
Tintas / Carimbos para carnesOvos (processados e subprodutos) como
gemas pasteurizadas)
Produtos para Higienização Industrial Outros
Outros

Cosméticos

ShampooOutros
Creme

Ovos (processados e subprodutos) como
gemas pasteurizadas)
Desodorante Outros
Sabonete

Mercado Halal no mundo (*)

Pesquisas de consumo na Europa e EUA mostram que alimentos certificados Halal, estão sendo procurados também por não muçulmanos, como a forma mais segura de se obter alimentos saudáveis e de qualidade.

O comércio Halal está emergindo como uma das áreas de mercado mais lucrativas e influentes no mundo. De acordo com dados e pesquisas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, são 1,8 bilhão de muçulmanos
economicamente ativos no mundo, uma economia que cresce mais rápido que a média mundial: 6,2% nos países islâmicos contra 5,7% dos demais países.

Se fosse um país, o mundo islâmico seria a terceira economia mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

O islamismo será a religião que mais crescerá nas próximas quatro décadas. É o que indicou o Centro Pew, no relatório intitulado “O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050”. Em 2050, o número de muçulmanos poderá chegar a 2,8 bilhões. Se a previsão se confirmar, o islamismo será praticado por 29,7% da população mundial.

Halal não se limita apenas a uma questão religiosa; está se tornando um símbolo global de garantia de qualidade e um estilo de vida. Não-muçulmanos que buscam uma alimentação mais saudável estão se identificando com esse conceito.

Essa força de mercado não deve ser menosprezada: a população muçulmana está em expansão no Oriente Médio, Norte da África e Sul, Sudeste da Ásia, parte da antiga União Soviética e China. São regiões que representam uma cadeia lucrativa para o mercado de alimentos. Atualmente, os dois maiores mercados para os produtos Halal são o Sudeste Asiático e o Oriente Médio.

O mercado Halal no mundo está estimado em mais de US$ 2,5 trilhões e engloba vários segmentos como agronegócio, alimentos industrializados, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais, cosméticos, vestuário, bancos e finanças, logística, armazenamento e distribuição.

O mercado mundial de produtos e alimentos Halal tem grande potencial de crescimento. Ainda com base em dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, entre 2015 e 2021, o mercado de alimentos Halal tende a crescer 63,2%; Turismo, 60,9%; Moda, 51,4%; Mídia, 32,3% e Fármacos, 69,3%.

Os maiores mercados para produtos Halal são a Indonésia, a Turquia e o Paquistão. Muitas pessoas acreditam que a população muçulmana está apenas no Oriente Médio, mas as maiores concentrações estão no Sul e
Sudeste da Ásia – e o continente asiático conta com mais de um bilhão de muçulmanos, ou seja 70% do total dos que professam a fé islâmica.

A União Europeia é também um importante mercado Halal , com aproximadamente 40 milhões de muçulmanos. França, Alemanha e a Inglaterra são os maiores mercados fora dos principais países muçulmanos.

Na América do Norte, os muçulmanos representam 3% da população. No Canadá, são aproximadamente 800 mil, caracterizando um crescimento acima da média. Neste continente, o consumo de alimentos Halal vem crescendo desde 1995.

Os alimentos Halal representaram 16,6% do total do mercado mundial de alimentos em 2013, de acordo com o estudo realizado pela Thomson Reuters e Dinar Standard. Estima-se que, até 2018, este índice aumente para 17,4%.

Fonte: Fam Bras Halal acessado em 12 de julho de 2020

(*) FAMBRAS HALAL

Mercado Halal no Brasil

O Brasil demonstra potencial de crescimento neste grande mercado. Em 2013, 45,6% do total de 3,918 milhões de toneladas de frango exportadas pelo Brasil foram destinados a mercados que exigem o abate halal. Em especial o GCC com 38%, os principais compradores são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e Iraque.

Carne bovina as exportações alcançam em 40% da exportação, que gerou receita de US$ 1,5 bilhões, grande parte destinada ao Egito, Irã e Emirado Árabes Unidos. Com um grande potencial de crescimento, a Ásia islâmica, abriu as portas em 2011 ao setor frigorífico brasileiro, que se mostra promissor.