A PGP CONSULT disponibiliza, a partir de agora, a seus clientes e a todas as empresas interessadas na implantação dos requisitos do GMP a expertise necessária para a condução e assessoria ao processo de Obtenção da Certificação.
Diferenciais da PGP CONSULT
Entre os diversos diferenciais que caracterizam nossa empresa, podemos citar:
1. Mais de 25 anos de mercado e vasto conhecimento e experiência em
sistemas de gestão e de qualidade;
2. Visão holística do negócio e assessoria estratégica;
3. Integração total à filosofia e políticas empresariais;
4. Formação de equipes de trabalho e repasse de “know-how” para a
manutenção da certificação e melhoria do desempenho;
5. Utilização de consultores qualificados e com elevada formação técnico-
cultural;
6. Garantia de relacionamento pós certificação da empresa;
O Sistema de avaliação de saúde, segurança,
meio ambiente e qualidade é um método de
avaliação criado e exigido pela Associação
Brasileira de Indústrias Químicas, e implementado
pelos elementos que compõem uma determinada cadeia logística.
Lançado pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo do SASSMAQ é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança.
As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.
A implementação SASSMAQ não é obrigatório. Porém, não sendo uma obrigação legal ele é um requisito Regulamentar exigido por todos os associados da ABIQUIM e por outras empresas que prestam serviços, como por exemplo, de transporte de produtos químicos.
De acordo com a ABIQUIM:
“O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.”
COMO SASSMAQ ESTÁ ESTRUTURADO
O SASSMAQ é um sistema de gestão integrado que aborda gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança das partes interessadas e aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvem produtos químicos, perigosos ou não.
Após a implementação dos requisitos do sistema de gestão, a empresa se submete a uma avaliação realizada pela ABIQUIM para certificação no programa, mediante a conformidade do questionário padrão do SASSMAQ.
Esse questionário possui 06 áreas de avaliação, que ao ser combinados permite a avaliação global do desempenho de cada fornecedor.
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Gerenciamento
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Segurança, Saúde e Ambiente
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Equipamentos
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Planejamento das Operações
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Segurança Patrimonial e Confidencialidade
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Inspeção do local
Dúvidas Frequentes (recomendamos consultar o site da ABIQUIM)
1 – Qual o custo para a realização de uma avaliação pelo SASSMAQ?
Não há um preço fixo para a avaliação. Os órgãos certificadores definirão o custo após avaliarem a dimensão do serviço a ser executado com base, entre outros dados, na estrutura física da empresa, número de funcionários e de filiais ou base de apoio.
2 – Qual o prazo de validade do Termo de Avaliação do SASSMAQ?
O prazo de validade é de 2 anos após a data de avaliação. Em função de trâmites documentais para aprovação, emissão do termo pelo organismo certificador e inserção de dados no site da ABIQUIM foi estendido o prazo de divulgação no site da ABIQUIM por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação SASSMAQ.
3 – Quais são os pré-requisitos para a avaliação?
- Ter frota própria: Frota mínima – 4 veículos próprios ou arrendados
- Motoristas – 1 pra cada veículo
- Transportar produtos químicos há mais de 06 meses
- Ter as licenças abaixo:
– Alvará da Prefeitura
– AVCB
– Licença de Operação (pode ter dispensa e é possível obter ao longo do processo)
– Licença IBAMA, PF, PC e exército (relativos ao produto e área de transporte)
– Registro na ANTT como ETC ou CTC