PARA ONDE VAMOS?O ESG SERÁ O NOSSO GUIA COMRELAÇÃO AO FUTURO

COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS

Grandes investidores, consumidores e as legislações pressionam cada vez mais os setores produtivos a ter uma agenda verde, positiva aos consumidores e à sociedade e seja ética.

Podemos definir ESG como um conceito universalmente usado por investidores no mercado de capitais para avaliar o
comportamento corporativo e avaliar o desempenho financeiro futuro das empresas.

As cooperativas de agronegócios precisam estar atentas às boas práticas com relação a esses 3 importantes pilares. Isso é fundamental para aumentar a confiança dos cooperados e do mercado, atraindo novos parceiros de negócios.

ESG = Conjunto de valores ou diretrizes medidos e verificados por métricas nacionais e/ouinternacionais, baseadas em critérios de INTEGRIDADE, amplamente aprovadas.

O ESG é uma ferramenta e/ou modelo de gestão que visa aminimização dos impactos ambientais e a potencializaçãodos impactos sociais (Responsabilidade social empresarial)e a implementação de modelos de governança corporativaque, entre outros aspectos, inviabilizem questões decorrupção, falsificações, fuga a impostos, etc..

O conceito ESG integra as palavrasEnvironmental (Ambiental), Social (Social)e Governance (Governança Corporativa), agrupando nessestrês eixos os fatores não financeiros mais relevantes de umaempresa.
Trata-se de uma abordagem estratégica e de análise muitoutilizada por analistas e investidores institucionais paraavaliar o desempenho em sustentabilidade.

PGP CONSULT
www.pgpconsultoria.com.br
pgp.cda@uol.com.br
(16) 99710 7997
(16) 3761 6869

COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS

Ambiental (Environmental)
Os critérios ambientais analisam a contribuição e
o desempenho de um negócio em relação aos
desafios ambientais, tais como:

  •  as emissões de gases de efeito estufa;
  •  a proteção da biodiversidade;
  • os recursos hídricos ou o desmatamento

Social (Social)

Os critérios sociais avaliam a relação das empresas com seu meio social — trabalhadores, comunidades locais e cidadãos em geral — considerando aspectos como:
emprego, saúde, segurança, diversidade, etc.

Reflete, em grande medida, os valores corporativos da empresa e fortalece os laços estabelecidos com as comunidades.

Governance (Governança)

As práticas de Governança ESG se referem a umasérie de fatores de interesse para investidores quequeiram participar ativamente da administração oubusquem conhecer como uma empresa é administrada.

(*) Os treinamentos necessários à potencialização da equipe coordenadora do processo serão realizados nas fases adequadas.

© PGP Consult Eireli - Desenvolvido por Guide You Tech - Todos os Direitos Reservados